sábado, 21 de maio de 2011

10 Dicas de primeiros socorros

Primeira


Torções
Quando elas acontecem, o procedimento padrão é manter a parte afetada erguida e aplicar bolsa de gelo ou água fria. Após o primeiro dia, fazer compressas quentes. Procure não "forçar" a articulaçã


Segunda
Cortes e arranhões
Simples e fundamental: lave o ferimento com água e sabão. Depois passe desinfetante e água oxigenada. Se houver corpo estranho (caco de vidro, farpa, espinho, etc.), remova-o com uma pinça. Seque o ferimento e aplique mertiolate. Se o machucado for pequeno cubra com um band-aid; se for grande, use gaze e esparadrapo.

Terceira


Hemorragia no nariz
Este é um problema muito comum, quando se toma sol em excesso. Nesse caso faça a pessoa sentar-se e incline a cabeça dela para frente. A idéia é que o sangue vá para a garganta e seja engolido. Na seqüência, aperte as narinas por alguns minutos. Se não ceder, aplique gelo ou pano molhado sobre o nariz.

Quarta


Fraturas
Atenção: se há suspeita de fraturas, nunca tente colocar o osso no lugar. Imobilize o local e improvise talas com madeira ou galhos de árvores e alcochoe-as com um material macio. O comprimento das talas deve ultrapassar as articulações acima ou abaixo do local da fratura. Amarre-as com tiras de pano em torno do local. E, claro, procure com urgência o hospital mais próximo.


Quinta


Picadas de insetos
Use a pomada específica que está no kit. Na falta dela, use álcool ou aguardente para massagear o local atingido. Se houver ferrão, tire-o com uma pinça ou agulha limpa antes de qualquer outro procedimento.


Sexta


Picada de bichos peçonhentos
Deite a vítima e não a deixe fazer nenhum esforço. Faça uma boa limpeza no local da picada com água e sabão e aplique compressas frias. Mesmo se você não tiver certeza de que o animal é venenoso, vá para o hospital e tente levar o bicho junto (vivo ou morto) para identificação.


Sétima

Corpos estranhos
Parece mentira, mas não é muito comum insetos entrarem no ouvido dos aventreiros. Quando isso acontecer, a dica é pingar álcool doméstico lá dentro. Fique deitado de lado com o ouvido afetado para cima. Mantenha-se assim por alguns minutos. Mude a posição para escorrer o líquido e o bicho morto junto. Outra boa opção é utilizar óleo comestível. No caso de ter algo entre os olhos, nunca esfregue nem tente tirar com as mãos. Feche-os para que as lágrimas lavem e removam o corpo estranho ou irrigue o olho com água limpa. No nariz, comprima a narina não obstruída com o dedo e tente expelir o ar com calma pela narina onde está o o intruso.


Oitava


Queimadura
Queimou? Na mesma hora jogue água fria sobre a área atingida. Se não tiver bolhas aplique a pomada específica. Procure ajuda médica nos seguintes casos: se a queimadura afetar uma área extensa; se a pele estiver aberta e cheia de bolhas; ou se a vítima estiver com dores que não passam com analgésicos leves.


Nona


Afogamento
Antes de pular na água para salvar a vítima avalie as condições do lugar. Por onde é melhor chegar até ela? Há correnteza? Se vítima estiver consciente, procure segurá-la por trás, de forma que ela não possa impedi-lo de nadar. Quando chegar à margem e o afogado estiver consciente, tranqüilize-o e aqueça-o. Se estiver inconsciente, faça respiração boca-a-boca tampando as narinas e assoprando dentro da boca em intervalos de 5 segundos.


Décima


Insolação
Coloque a vítima na sombra, faça compressas frias sobre a cabeça e envolva o corpo com panos molhados. Deite-a de costas, apoiando os ombros para que fiquem mais altos que o resto do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário