sábado, 30 de abril de 2011

A QUEM INTERESSAR POSSA

Caráter não se aprende em nenhuma escola.Porque nascemos dotados dele, se você não nasce com caráter ,você não é um bom filho,nem vai ser um bom pai. Porque um homem sem caráter não vai ser fiel a ninguém,se quer a um Grupo Escoteiro.
Um verdadeiro escoteiro é dotado de caráter e principalmente de lealdade;pois um escoteiro tem que ser '' limpo de corpo e alma'' e a lealdade é o ponto principal. ''O ESCOTEIRO É LEAL''.
Mas na prática não é o que acontece,infelizmente lealdade,caráter,entre outras coisas,passam distante de alguns;pois o que vejo é uma total desunião,é concorrencia entre os grupos, a onde deveria haver união ,há disputa,pouco caso.
Em quanto uns pregam o escotismo leal,verdadeiro.Outros se esquecem que um dia fizeram uma promessa.
Então,pregamos valores que não seguimos?
Grupo Escoteiro, o nome fala por si só,o grupo trabalha em conjunto e não uns contra os outros,levando e trazendo relatos ocorridos nos mesmos,pois assim colocamos a ÉTICA em jogo.Um grupo deve ser coeso e sólido,procurando dar total apoio aos outros grupos,pois todos fazem parte da união,associação,seja lá o que for.
Temos que ser unidos, pois a união faz a força e isso tudo gera Fraternidade.O escotismo precisa crescer e se fazer forte,mas para isso e necessário a união verdadeira de todos os grupos e todos os chefes,somos uma família.
Precisamos por em prática a nossa PROMESSA e termos a LEALDADE acima de tudo.
Só assim saberemos a verdadeiro significado da UEB. E isso não é privilégio de qualquer um escoteiro e sim uma DÁDIVA.

Sempre Alerta!!

João Timóteo da Silva.'. (Chefe Joca)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Volta redonda com 2 cotes

VOLTA REDONDA C/2 COTES

Este nó é bem útil. Serve para amarrar um cabo a um mastro ou verga e também a uma argola ou arganéu apertando-o. O importante é fazer o cabo dar duas voltas em torno do mastro para segurar bem apertado.
volta.gif (3482 bytes)

CORRER

CORRER

É um nó simples, feito numa extremidade e abrangendo a outra parte do próprio cabo. Fica, assim, feita uma volta, cuja extensão pode-se fazer varia, correndo o nó num sentido ou no outro. Usa-se-o, comumente, nos estais dos paus da barraca.
correr.gif (1254 bytes)

FIEL

FIEL

Este nó é usado para amarrar uma corda sobre um ponto fixo, quando está previsto esforço (tensão) para ambos os lados do nó. Não deve ser usado se apenas uma parte for solicitada, porque assim este nó pode escorregar perigosamente.
fiel.gif (1738 bytes)

Dar uma primeira volta com o chicote em torno do ponto fixo, passando por baixo do vivo da corda; uma segunda vota por cima da primeira, passando a ponta do chicote sobre si. É preciso apertar este nó para alcançar o resultado adequado.

Nó de Escota




ESCOTA

Este nó serve para unir dois cabos de diâmetros diferentes ou para prender um cabo numa volta ou argola.É o que usamos também para prender a bandeira na adriça.


Nó Direito


É o nó usado para emendar cordas com o mesmo diâmetro. Neste nó, quando usadas cordas com diâmetros diferentes, ele se desfaz.

O nó direito é composto de duas meias - voltas passadas uma pela outra, a segunda sendo feita no sentido inverso ao da primeiro. Os dois chicotes voltam ao lugar paralelamente ao vivo de suas cordas, fazendo o nó parecer perfeitamente simétrico.

Apresentação de Slides

Segue abaixo o link do download de um trabalho feito pelo Monitor Eduardo, uma apresentação de slides, que é um resumo do Manual dos Escoteiros.

Para fazer o download da Apresentação de Slides, acesse este link abaixo:
http://www.megaupload.com/?d=R07IVFSY


P.S: Para fazer downloads no Megaupload, espere os 45 segundos, clique em DOWNLOAD COMUM, e baixe o arquivo.

Sempre Alerta! Melhor Possivel!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quem sou eu


  • João Timóteo da Silva (Chefe Joca)

Chefe de escoteiros há mais de 50 anos, um dos fundadores do Grupo Aníbal Cardoso no bairro da Torre, Recife - PE, já extinto na época atual junto com o General Isná Penha Brasil, que foi o responsável pela sua formação escoteira.

O Grupo Aníbal Cardoso teve o apoio do empresário dono da fábrica do Guaraná Fratelli Vitta, e mais tarde presidente da Federação de Indústria de Pernambuco Dr. Miguel Vitta, que praticamente foi o Patrono do Grupo, pois ele fazia doações de material, alimento e etc.
O Dr. Miguel Vita era a alma do grupo.

O Chefe Joca foi para o RJ, onde ficou por mais de 40 anos, mas nunca deixou o escotismo de lado, ajudando voluntariamente.

Hoje de volta a sua terra natal voltou a participar diretamente com grupos, levando o escotismo para a Bomba do Hemetério, e à cidade de Rio Formoso que ficou por quase um ano.
Mas foi aqui na cidade do Paulista que ele consegue realmente firmar sua bandeira. Primeiramente trazendo um anexo do Grupo 19° Criança Cidadã do Bairro do Cordeiro, acho até que foi um fato inédito. A presidente Edinalda Morais acreditou e deu todo apoio ao anexo, que faz sua atividade no Forte do Pau Amarelo. E em seguida o chefe regulariza o grupo, que, já vem atuando a mais de dez anos, mas só agora recebe nome e número, o 46° Grupo escoteiro de PE, Chefe João Timóteo da Silva, que tem como presidente o Chefe Kérson Keiton e o apoio do Chefe Baia, do 26° GE Coronel Yvanildo de Oliveira, de Itamaracá.

O Grupo 46° veio para ficar e fazer Paulista acordar para o movimento escotista.

Sempre Alerta!

domingo, 17 de abril de 2011

O escotismo ressurge das cinzas


O escotismo ressurge das cinzas na cidade do Paulista, trazido pelo Chefe Joca, e já está funcionando a todo vapor no Forte do Pau Amarelo.
E promete fincar a bandeira em definitivo.

Sempre Alerta e Melhor Possível!